Semiótica do pouco a pouco
Inspirando-se nas curvas melódicas que acompanham o nosso discurso oral e que se movimentam ora no sentido ascendente, até o principal acento de altura e intensidade, ora no sentido contrário, distanciando-se deste acento, o semioticista Claude Zilberberg propôs uma “prosodização do conteúdo”, segundo a qual, também nesse plano (do conteúdo), podemos nos guiar por um acento afetivo que tende a aumentar ou diminuir à medida que interagimos com os demais indivíduos e com as coisas do mundo. Comentaremos as implicações dessa proposta semiótica na linguagem cotidiana, especialmente nas apreciações que norteiam e manifestam nossa visão de mundo, e no modelo de análise da canção, que sempre prevê uma oscilação entre música e fala.
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Abralin ao Vivo - Linguists Online is an initiative of Abralin - Associação Brasileira de Linguística in cooperation with several linguistics associations.
For more information about Abralin ao Vivo - Linguists Online, visit: aovivo.abralin.org.
Please consider donating to Abralin’s funding for the preservation of indigenous languages: http://abral.in/donate.
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Abralin ao Vivo - Linguists Online é um projeto da Abralin - Associação Brasileira de Linguística, com a colaboração de várias associações de linguística.
Para mais informações sobre o projeto, acesse a página aovivo.abralin.org.
Por favor, considere a possibilidade de doar para o fundo da Abralin para a preservação de línguas indígenas: http://abral.in/doe.
Inspirando-se nas curvas melódicas que acompanham o nosso discurso oral e que se movimentam ora no sentido ascendente, até o principal acento de altura e intensidade, ora no sentido contrário, distanciando-se deste acento, o semioticista Claude Zilberberg propôs uma “prosodização do conteúdo”, segundo a qual, também nesse plano (do conteúdo), podemos nos guiar por um acento afetivo que tende a aumentar ou diminuir à medida que interagimos com os demais indivíduos e com as coisas do mundo. Comentaremos as implicações dessa proposta semiótica na linguagem cotidiana, especialmente nas apreciações que norteiam e manifestam nossa visão de mundo, e no modelo de análise da canção, que sempre prevê uma oscilação entre música e fala.
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